Dicas para fazer o planejamento estratégico da sua empresa

Sebrae-SP tem curso específico para ajudar empresário a tomar decisões no comando do negócio

Por Da Cidade 08/07/2016 - 16:40 hs
Foto: Divulgação

O planejamento estratégico ajuda o empresário a tomar decisões no comando do negócio com base nas oportunidades oferecidas pelo ambiente externo em conjunto com as condições internas, favoráveis ou não, da empresa. Para ajudar o empresário nessa tarefa, o Sebrae-SP preparou um material que auxilia o empresário a responder três questões principais: Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegar lá?

 

Para chegar a essas respostas, é preciso seguir as seguintes etapas:

ANÁLISE DO CENÁRIO

Análise do ambiente interno: avaliação e constatação de pontos fortes a serem capitalizados pela empresa e de limitações a serem corrigidas, tendo como foco aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura física, de recursos humanos, entre outros.

Análise do ambiente externo: busca do entendimento das ameaças e oportunidades que o macroambiente propicia. Trata-se de reconhecer e considerar a influência de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e outros no desenvolvimento da empresa.


DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS

É o momento em que a empresa examina seus dados históricos e projeta suas metas futuras. É a resposta ao questionamento “para onde queremos ir”. De maneira geral, relaciona-se com aspectos ligados a faturamento, rentabilidade, quantidade de filiais e posicionamento no mercado.

 

DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Como a empresa vai atingir os objetivos traçados? Para cada estratégia estabelecida, deverá haver, no mínimo, um objetivo ao qual ela servirá. Como pode ser notado, o planejamento se desenvolve de maneira racional, de tal forma que as etapas venham a ser cumpridas organizadamente, permitindo que revisões periódicas sejam realizadas sempre que o cenário assim exigir.

 

PROGRAMA DE AÇÕES

Detalhamento de cada uma das estratégias. Deve-se criar um comitê para acompanhar o trabalho, criar um programa de indicadores de responsabilidade, com prazos e eventuais custos necessários para execução de cada uma das ações propostas.

 

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu vai realizar um curso de quatro dias (1ª a 4 de agosto) que ensina o empresário a fazer o planejamento estratégico. As aulas vão abordar os seguintes conteúdos: reflexão sobre planejamento, missão, visão e valores, análise do ambiente externo e interno, plano de ação e indicadores. Mais informações pelo telefone: (14) 3811-1710.