Williams busca estratégia inteligente para Massa pontuar largando de 18º

Brasileiro pega tráfego em 1ª volta rápida, retorna aos boxes para trocar pneus, mas equipe não o manda para pista a tempo e ele acaba eliminado no Q1 em Barcelona

Por DaCidade 14/05/2016 - 17:59 hs
Foto: EFE
Williams busca estratégia inteligente para Massa pontuar largando de 18º
Felipe Massa largará em 18º no GP da Espanha

O Circuito de Barcelona-Catalunha, palco do GP da Espanha deste domingo, não é um dos mais fáceis de ultrapassar. Por isso, é sempre importante conquistar uma boa posição no grid de largada. Tudo o que Felipe Massa e Williams não conseguiram no treino classificatório deste sábado. O brasileiro pegou tráfego em sua primeira tentativa no Q1 e voltou aos boxes para colocar um novo jogo de pneus. Mas a equipe demorou a devolvê-lo para a pista e ele não teve tempo de abrir uma nova volta, sendo eliminado e ficando com a 18ª posição, enquanto seu companheiro Valtteri Bottas terminou em 7º. 

Felipe Massa após treino classificatório para o GP da Espanha (Foto: AFP)Felipe Massa após treino classificatório para o GP da Espanha (Foto: AFP)

Chefe de engenharia e performance da escuderia, Rob Smedley promete se debruçar sobre a falha, para que ela não se repita futuramente e disse que a equipe pensará em uma tática inteligente para que o brasileiro consiga marcar pontos na corrida deste domingo, que a TV Globo transmite ao vivo a partir das 9h (de Brasília). O pole position é Lewis Hamilton, da Mercedes

- No geral foi um treino classificatório decepcionante. Felipe não acertou sua volta e nós não tivemos tempo suficiente para fazer uma outra volta. Precisamos ver o que deu errado, porque tínhamos oito décimos de margem para ir para o Q2. E depois precisamos ver podíamos o que ter feito melhor operacionalmente também. Vamos dissecar tudo, sermos francos e honestos, e fazer melhor. Agora precisamos nos concentrar na corrida. Valtteri parte de uma boa posição e esperamos que ele obtenha alguns bons pontos e chegue adiante de alguns carros da frente. Com Felipe precisaremos ser um pouco mais inteligentes com a estratégia e pensar o que podemos fazer para que ele entre na zona de pontuação.

Felipe Massa não saiu dos boxes a tempo para abrir mais uma volta - GP da Espanha (Foto: EFE)Felipe Massa não saiu dos boxes a tempo para abrir mais uma volta - GP da Espanha (Foto: EFE)



Desapontado com o prejuízo causado pelo incidente, Massa cobrou uma melhora de procedimento por parte da equipe e também traçou um lugar entre os dez primeiros como objetivo. 

- Estou muito decepcionado com o que aconteceu. Peguei tráfego em minha primeira tentativa e não consegui fazer uma volta limpa. Não tivemos tempo de sair com um novo jogo de pneus. Tráfego ou problemas em uma volta podem acontecer, mas ainda assim precisamos assegurar que podemos reagir de forma adequada. Será uma corrida longa amanhã. Precisamos continuar mirando marcar pontos.

Se no grid de largada  Massa larga atrás de Bottas, no Mundial de Pilotos a história é diferente. Com 32 pontos, o brasileiro é o sexto na classificação, enquanto finlandês é apenas o nono com 19.

Resultado do treino classificatório para o GP da Espanha (Foto: Divulgação)