FMB/Unesp promove I Simpósio de Práticas Integrativas em Saúde, em Botucatu

Será dia 2 de junho, das 8 horas às 17 horas, no auditório da central de aulas.

Por Redação 16/05/2017 - 17:41 hs
Foto: Divulgação
FMB/Unesp promove I Simpósio de Práticas Integrativas em Saúde, em Botucatu
FOTO ILUSTRATIVA
No dia 2 de junho, das 8 horas às 17 horas, será realizado o I Simpósio de Práticas Integrativas em Saúde. A iniciativa será desenvolvida no auditório da central de aulas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) sob coordenação da professora Eliana Mara Braga, do Departamento de Enfermagem, e contará com a presença da enfermeira Maria Júlia Paes da Silva, especialista em práticas integrativas e complementares de saúde.

O evento tem a finalidade de debater e refletir a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), instituída pelo Ministério da Saúde, que inseriu no Sistema Único de Saúde (SUS) ações integrativas visando um tratamento diferenciado para os pacientes. Entende-se por práticas integrativas a homeopatia, plantas medicinais, fitoterapia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, termalismo social, crenoterapia, meditação, arteterapia, reiki, musicoterapia, danças circulares, tratamentos naturopático, osteopático e quiroprático.

O simpósio é destinado a alunos de graduação, profissionais da saúde e interessados no tema. As inscrições devem ser realizadas pelo link: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=8199

Sobre a palestrante

Maria Júlia Paes da Silva é enfermeira, professora titular aposentada da Escola de Enfermagem da USP, educadora em saúde, com experiência na área de enfermagem e de saúde, com ênfase nos temas: comunicação interpessoal e terapêutica, humanização e qualidade nos atendimentos na área de saúde e práticas integrativas e complementares de saúde. Também é autora de vários livros, como "Comunicação tem remédio", "Florais – uma alternativa saudável", "O amor é o caminho", "Obrigado, filha", "No caminho", entre outros.