Banco de Alimentos de Botucatu ultrapassa 100 toneladas arrecadadas

Cerca de 80% do que chega ao Banco de Alimentos é aproveitado para a alimentação; Restante vira compostagem e serve como adubo para as hortas do mesmo.

Por Redação 09/05/2017 - 14:53 hs
Foto: Divulgação

O Banco de Alimentos “Lourdes Peduti Soares Batista” ultrapassou a marca das 100 toneladas de alimentos arrecadadas em Botucatu. Criado no mês de dezembro de 2015, através de uma parceria entre o Instituto J. Augusto e a Prefeitura Municipal de Botucatu, o Banco auxilia 38 entidades de assistência social na Cidade e alcançou os 104.558 kg arrecadados na última semana.

Alimentos como frutas, legumes, verduras e cereais que se apresentam fora do padrão comercial, mas ainda estão em boas condições para o consumo, são destinados ao Banco por mais de 20 colaboradores entre mercados, quitandas e produtores rurais. Lá, passam por processos de seleção, higienização e preparo, antes de serem embalados a vácuo e distribuídos gratuitamente às instituições. 

Cerca de 80% do que chega ao Banco de Alimentos é aproveitado para a alimentação. O restante vira compostagem e serve como adubo para as hortas do mesmo, que também fornecem hortaliças e verduras para as entidades. 

A secretária municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Silvia Fumes Carvalho, fala da importância do Banco para a assistência social exercida pelo Município.

“Mais do que aproveitar os alimentos, o Banco de Alimentos colabora com a economia nos gastos das entidades e também no oferecimento de alimentos mais saudáveis às crianças e adolescentes, com produtos naturais sem qualquer tipo de industrialização. Mesmo a população e os nossos empresários vivendo um processo inicial de mudança da cultura no quesito doação e aproveitamento de alimentos, podemos avaliar que o trabalho está sendo realizado com muito sucesso”, comemora.

Previsão otimista para 2017

Para este ano, a intenção do Banco de Alimentos é melhorar ainda mais a arrecadação e o aproveitamento dos alimentos doados. Cayo Estevão, gerente do Banco de Alimentos em Botucatu, comemora a marca alcançada e projeta novas metas para o ano de 2017.

“Ficamos muito felizes em ver o Banco crescendo a cada dia e alcançando essa importante marca. Reaproveitar o que iria para o lixo, mesmo estando em boas condições para ser consumido e poder ajudar entidades de assistência social é muito gratificante. Esperamos neste ano chegar a 160 toneladas. Estamos trabalhando para isso, prospectando novos colaboradores”, afirma.

Como colaborar?

Se você é empresário ou produtor no ramo da alimentação, e tem o interesse de ajudar o Banco de Alimentos, entre em contato com a instituição e conheça as regras.

Serviço:

Banco de Alimentos de Botucatu

Avenida Paula Vieira, 704 - Vila Jahu

Tel.: (14) 3813 9313

Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social

Tel.: (14) 3814-5181

Rua Velho Cardoso, 338 - Centro