Virada Cultural Paulista em Botucatu está marcada para 27 e 28 de maio

Evento traz para a cidade nomes como Rael, Negritude Jr., Paula Lima e Hugo e Tiago.

Por Redação 05/05/2017 - 13:38 hs
Foto: Divulgação

Está confirmado. Pelo sétimo ano consecutivo, Botucatu estará presente na programação da Virada Cultural Paulista. O evento está previsto para os dias 27 e 28 de maio com atrações dos mais diversos segmentos artísticos, espalhados em palcos [externos e internos] da Cidade. Entre eles o Largo da Catedral (em frente ao EECA) e o Teatro Municipal – “Camilo Fernandez Dinucci”. Todas as atrações são gratuitas. 

Neste ano a programação prévia disponibilizada pela Secretaria de Estado da Cultura traz para Botucatu nomes como Paula Lima (MPB), Rael (rap), Negritude Jr. (pagode) e Hugo e Tiago (sertanejo). Também já estão na lista apresentações da Compilação Cia. Suno (circo), do comediante Davi Mansour (stand up), além de uma atração local, o grupo Moreiras da Silva (samba).

Ainda dentro da programação, outros eventos irão compor a Virada Cultural em Botucatu como a Tenda da Diversidade, Arte de Rua e o Cultura Sound System/Reggae com “SeMentes Livres Hi-Fi”, na Praça do Bosque; Metalstock, no Parque Municipal; exposições no Museu Histórico e Pedagógico, no Espaço Cultural; e na Galeria Fórum das Artes; intervenções de Dança Aérea em Guindaste e do Bloco Samba Para Todos, na Praça Rubião Júnior; além de um evento literário promovido pela APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, no Espaço Cultural.

“A Virada Cultural é a cereja de um mês repleto de opções na cultura. Ela simboliza a vocação que Botucatu tem em abrigar grandes eventos. Além de fortalecer o excelente relacionamento que estabelecemos com o Governo do Estado, que mais uma vez incluiu o Município no roteiro desta magnífica iniciativa, que democratiza o acesso à cultura, nas suas mais variadas vertentes”, afirma o secretário municipal da Cultura, Antonio Luiz Caldas Júnior.

 

Sobre a Virada Cultural

A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, que investe na programação artística principal. Os municípios são correalizadores, ficando responsáveis pela montagem da infraestrutura de palco, som, segurança e limpeza, além de reforço à programação artística. 

Vinte e duas cidades participam da Virada Cultural Paulista 2017, que este ano acontece em quatro finais de semana consecutivos: 13 e 14 de maio nos municípios de Assis, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Registro e Guarulhos; 20 e 21 de maio em Araraquara, Bauru, Ilha Solteira, Limeira, Mogi das Cruzes e Santa Bárbara D’Oeste, além da Virada Cultural da Capital, que terá apoio da VCP este ano. 

Já nos dias 27 e 28, a Virada chega a Botucatu, Piracicaba, Marília, Ribeirão Preto, Votuporanga, Santos e Itapetininga; e o encerramento será em 3 e 4 de junho nas cidades de Taubaté e Sorocaba. Guarulhos e Itapetininga participam do evento pela primeira vez.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, José Luiz Penna, a edição de 2017 terá novidades. “A Virada Cultural Paulista terá, neste ano, a diversificação de linguagens artísticas no palco principal. Em algumas cidades, blocos de carnaval farão desfiles para atrair o público das ruas próximas para o palco externo do evento; em outras, a programação do dia começará com set lists preparadas especialmente por DJs para esquentar o público”, destaca.

Pela primeira vez, a Virada terá apoio do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura e da Lei Rouanet. Além do SESC-SP, também apoia o evento o festival Risadaria, que contribui com a participação dos artistas de stand up comedy. O evento é produzido pela APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura parceira da Secretaria.

 

Histórico

Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras. No ano passado, a Virada aconteceu em 23 cidades, com a presença de mais de 900 mil pessoas.

 

Mais informações

Site: www.omelhordaculturasp.com

Fanpage: https://www.facebook.com/omelhordaculturasp/

 

PROGRAMAÇÃO VIRADA CULTURAL – BOTUCATU

(sujeita a alterações)

 

PALCO EXTERNO – LARGO DA CATEDRAL

 

DIA 27 - SÁBADO

19h30 (Artista Local)

MOREIRAS DA SILVA

 

21h (Circo)

COMPILAÇÃO CIA SUNO

 

22h30 (Música)

PAULA LIMA

 

23h59 (Música)

RAEL

 

DIA 28 - DOMINGO

15h30 (Stand Up)

ENQUANTO A PIZZA NÃO CHEGA - DAVI MANSOUR

 

17h

NEGRITUDE JÚNIOR (Música)

 

18h30

HUGO & TIAGO (Música)

 

PALCO INTERNO

(atrações ainda em definição)

LOCAL: Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci

Praça Coronel Raphael de Moura Campos, 27 - Centro

 

EVENTO LITERÁRIO (promovido pela APAA)

LOCAL: Espaço Cultural de Botucatu

Avenida Dom Lúcio, 755 - Centro

 

PROGRAMAÇÃO LOCAL DA VIRADA CULTURAL

 

TENDA DA DIVERSIDADE

LOCAL: Praça Comendador Emílio Peduti (Praça do Bosque), Centro

DIAS: 27 e 28 (sábado para domingo)

HORÁRIO: A partir das 23h59

 

ARTE DE RUA

Evento da comunidade Hip Hop

LOCAL: Praça Comendador Emílio Peduti (Praça do Bosque), Centro

DIA 28 (domingo)

HORÁRIO: 14 às 19 horas

 

METALSTOCK - PALCO ROCK DA VIRADA

Apresentações de bandas de rock de Botucatu e região

LOCAL: Parque Municipal Joaquim Amando de Barros

Rua Lourenço Carmelo 50, Jardim Paraiso

DIA 27 (sábado)

HORÁRIO: A partir das 17 horas

DIA 28 (domingo)

HORÁRIO: A partir das 14 Horas

 

EXPOSIÇÕES

MuHP - Museu Histórico e Pedagógico “Francisco Blasi”

Rua General Teles, 1738 - Centro

DIA 27 (sábado)

HORÁRIO: 16 às 22 horas

DIA 28 (domingo)

HORÁRIO: 10 às 18 horas

Exposição: "Todos podem ser Frida"

Exposição: "Historias a respeitar"

Exposição: "Gabinete de curiosidades - Acervo do MuHP em exposição"

 

GALERIA FÓRUM DAS ARTES

Avenida Dom Lucio, 51 - Centro

Exposição: "Pedras são preciosas" – de Elisete Alvarenga

DIA 27 (sábado)

Horário: 11 às 22 horas

 

Mais informações

Tel.: 3882.1747

Email: forumdasartes@botucatu.sp.gov.br

 

INTERVENÇÕES

 

DANÇA AÉREA - ACROBACIAS EM GUINDASTE

As acrobatas Marília Coelho e Mimi Tortorella realizam estripulias e danças nos ares, em uma pirâmide giratória pendurada em um guindaste. Participação especial musical de Dael Vasques.

LOCAL: Praça Rubião Júnior, s/nº - Centro (ao lado da Prefeitura)

DIA 27 (sábado)

HORÁRIO: 19h15

 

DIA 28 (domingo)

HORÁRIO: 18h15

 

CULTURA SOUND SYSTEM/REGGAE COM “SEMENTES LIVRES HI-FI”

Reprodução de vinis, produções próprias, músicas exclusivas que só tocam nas sessões, um aparato sonoro poderoso e subgraves calorosos, SeMentes Livres Hi-Fi faz o baile acontecer por horas no estilo jamaicano, com uma seleção de música reggae que passa por algumas vertentes da ilha que mais produziu música no mundo: ska, rocksteady, roots, rub a dub, dancehall e outras. Também conta com convidados especiais.

DIA 27 (SÁBADO)

HORÁRIO: das 15 às 20 horas

LOCAL: Praça Comendador Emílio Peduti (Praça do Bosque), Centro

 

BLOCO SAMBA PARA TODOS

Bloco Samba Para Todos nasceu em março de 2016 para dar voz ao movimento da Luta Antimanicomial de Botucatu unindo a cultura e a comunidade como um cuidado em saúde mental.

DIA: 28

HORÁRIO: 16h30

LOCAL: Praça Rubião Júnior, S/N - Centro (ao lado da Prefeitura)