Prefeitura de Botucatu e Vivo selam acordo para instalação de 300 km de fibra ótica

Município terá o privilégio de ser uma das seis primeiras cidades do Estado a receber esse benefício que garantirá ao setor produtivo e à população em geral.

Por Redação 04/05/2017 - 11:19 hs
Foto: Divulgação

Em reunião realizada na tarde de terça-feira (3) com o diretor de Articulação Institucionais do Grupo Telefonica, Alcineu Garcia Vilela Júnior, uma comitiva de lideranças políticas de Botucatu foi informada oficialmente de um grande investimento que a empresa Vivo realizará no município. Serão investidos R$ 11 milhões na instalação de 300 km de linhas de fibra ótica, abrangendo aproximadamente 70% da mancha urbana.

Botucatu terá o privilégio de ser uma das seis primeiras cidades do Estado a receber esse benefício que garantirá ao setor produtivo e à população em geral a oferta de internet mais rápida e com mais qualidade. Para se ter ideia, com essa infraestrutura em funcionamento, todos os serviços do município que dependem da internet e da telefonia para a transmissão de dados e informações ficarão muito mais rápidos, passando da ordem de 1 para 300 megabytes. 

Além disso, o investimento ainda trará mais R$ 300 mil em ISS para os cofres do município. A implantação do projeto deverá ter início em setembro desse ano e a conclusão deverá acontecer no prazo de três meses. Participaram dessa conquista o prefeito de Botucatu, Mário Pardini; o vice-prefeito André Peres; o ex-prefeito e presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, João Cury Neto; o deputado estadual Fernando Cury; o presidente da Câmara, Izaias Colino; os vereadores Carreira, Jamila, Alessandra Lucchesi, Sargento Laudo e Paulo Renato, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Sleiman. 

“Estamos muito felizes com essa grande conquista. Como melhoria principal, esse investimento nos ajudará na instalação e monitoramento de câmeras nas entradas e saídas da cidade, portões de escolas, locais de atendimento ao público, em especial nos postos de saúde e pronto atendimentos, e também gerará empregos”, avalia o prefeito Mário Pardini. 

O vice-prefeito André Peres destaca a importância que o investimento representa para atração de novos negócios e melhoria das condições de competitividade de Botucatu no tocante a tecnologia. “Esse é um grande passo para posicionar a cidade em um seleto grupo capaz de oferecer o que há de mais moderno em termos de conectividade. Será um diferencial para que possamos atrair novas empresas e oferecer condições para que negócios já instalados em Botucatu possam ser ampliados. Além disso, os usuários da internet serão beneficiados”. 

As autoridades do município já protocolaram um pedido para que o distrito de Rubião Junior, a região do Parque Tecnológico e os três Distritos Industriais também possam ser incluídos na ampla rede de fibra ótica que será implantada no município.  

“A rede de fibra ótica, tão comum em vários países desenvolvidos, ainda é pouco utilizada no Brasil, devido ao seu alto custo de implantação. Com esse investimento vamos gerar novos negócios na cidade, atrair novas empresas e atender as empresas que precisam ter melhor conectividade para o seu negócio. Enfim, todo esse investimento vai gerar um novo ciclo de crescimento e de geração de emprego na cidade”, afirma João Cury.