Botucatu: Prefeitura começa a demarcar novo estacionamento na Praça Isabel Arruda

Previsão é que os trabalhos no local se estendam até amanhã; Na sequência, a equipe será deslocada para a Rua José Dal Farra, onde será feita a mesma intervenção.

Por Redação 24/04/2017 - 17:41 hs
Foto: Divulgação

Previsão é que os trabalhos no local se estendam até amanhã; Na sequência, a equipe será deslocada para a Rua José Dal Farra, onde será feita a mesma intervenção.

O trecho da Rua Major Leônidas Cardoso, entre a Avenida Dom Lúcio e a Rua Dr. Costa Leite, segue interditado ao tráfego de veículos nesta segunda-feira (24), por conta da preparação da base onde será construído o novo estacionamento (45 graus) da Praça Isabel Arruda, na região central da Cidade. Os serviços são executados pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura. 

A previsão é que os trabalhos no local se estendam até amanhã. Na sequência, a equipe será deslocada para a Rua José Dal Farra, onde será feita a mesma intervenção. Essa é mais uma etapa importante do processo de reforma e revitalização de uma das praças mais tradicionais da cidade.  

Localizada em uma das regiões mais movimentadas de Botucatu, próxima à futura Pinacoteca, há muito tempo a Isabel Arruda enfrentava problemas de conservação.  Diante disso, a Prefeitura resolveu revitalizar o espaço. As obras tiveram início em agosto de 2016. Estão sendo investidos pouco mais de R$ 477 mil na reforma completa da praça. 

O piso em pedra portuguesa, bastante desgastado, foi todo retirado, bem como os paralelepípedos da Alameda República do Togo, que foram substituídos pelo novo piso intertravado permeável. Para orientação dos deficientes visuais também está sendo instalado piso tátil direcional. 

O projeto contempla construção de rampas de acessibilidade, novos bancos (86), jardineiras (10), lixeiras, bebedouros, playground, dois bicicletários (24 vagas) e áreas de convivência. O sistema de iluminação será modernizado com utilização de lâmpadas mais eficientes e econômicas. As áreas de estacionamento serão preservadas com vagas em 45 graus, com destinação de vagas preferenciais para idosos e deficientes físicos, táxis, motos e veículos de pequeno e médio porte. 

A reforma da praça foi acompanhada da mudança na mão de direção da Rua José Dal Farra que passou a ter sentido único subindo em direção à Avenida Dom Lúcio, onde foi instalado um semáforo. A ideia da prefeitura é que a remodelação permita que o espaço componha um ambiente harmônico com o prédio do antigo Fórum, em fase final de restauração, que abrigará as instalações da Pinacoteca.