Você sabe negociar?

Especialista do Senac Botucatu dá dicas para dialogar de forma assertiva.

Por Redação 24/04/2017 - 16:15 hs
Foto: Divulgação

Em casa, no ambiente de trabalho ou na hora de efetuar uma compra, a negociação é uma prática antiga e comum no dia a dia. Mas para que ela seja bem-sucedida é preciso entender que todas as partes devem sair satisfeitas ao final do processo.

Segundo Rafael Garcia Campos, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, em qualquer situação devemos sair da relação ganha-perde para a ganha-ganha. “A ideia principal é buscar benefícios mútuos para alcançarmos resultados com base em padrões justos. Devemos evitar a concepção de que negociar é guerrear e de que apenas um lado deve sair vitorioso”, explica.

Para dialogarmos de forma assertiva existem algumas regras. A primeira é estabelecer uma boa comunicação. “Ouça com atenção, processe o que foi ouvido, procure o entendimento e repasse as suas ideias com clareza”, orienta o docente que ainda dá outras dicas:

•          Confirme as regras da negociação;

•          Seja empático, coloque-se no lugar do oponente;

•          Tente visualizar as limitações e expectativas do oponente;

•          Conheça muito bem o que está negociando;

•          Seja positivo;

•          Ouça mais do que fale;

•          Inicie a negociação pelos interesses em comum;

•          Seja verdadeiro e atue de forma equilibrada.

Com o objetivo de capacitar pessoas a se tornarem negociadoras, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Técnicas de Negociação. Com duração de 16 horas, o curso aborda as principais técnicas e estratégias de negociação utilizando ferramentas que permitam chegar ao sucesso pessoal e profissional. O programa traz os conceitos, perfil dos negociadores e os tipos de negociação.

As aulas começam em 6 de maio, sempre aos sábados, das 8 às 12 horas. As inscrições podem ser realizadas pelo Portal Senac (www.sp.senac.br/botucatu). Mais informações pelo telefone (14) 3112-1150.

30% de desconto

O Senac São Paulo oferece 30% de desconto em todos os seus cursos livres, de idiomas e técnicos presenciais – para cursos oferecidos nos períodos da manhã e da tarde, no litoral e no interior, o desconto pode chegar a 40%.

São diversas opções de cursos nas áreas de arquitetura e urbanismo; beleza e estética; certificações em tecnologia; comunicação e artes; design; educação; eventos e lazer; gastronomia; gestão e negócios; gestão executiva; hotelaria e turismo; idiomas; limpeza, conservação e zeladoria; moda; saúde e bem-estar; e tecnologia da informação.

A instituição oferece infraestrutura moderna, com laboratórios que simulam situações reais de trabalho em suas 60 unidades distribuídas em todo o Estado. Conheça a programação completa de cursos oferecidos na instituição de excelência e tradição de 70 anos em educação profissional, por meio do Portal Senac – www.sp.senac.br.

Serviço

Técnicas de Negociação

Data: 6/5 a 27/5

Horário: sábados, das 8 às 12 horas    

Duração: 16 horas

 

Informações

Senac Botucatu

Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 - Boa Vista

Telefone: (14) 3112-1150

E-mail: botucatu@sp.senac.br