Projeto Rural Irmã Ceci é reconhecido como utilidade pública municipal

Entidade tem como objetivo proteger e reforçar a educação de crianças e adolescentes da zona rural de Botucatu.

Por Maysa Santos 18/04/2017 - 15:52 hs
Foto: Maysa Santos
Projeto Rural Irmã Ceci é reconhecido como utilidade pública municipal
Cerca de 80 crianças e adolescentes são atendidos diariamente pela entidade.

Quando pensamos em uma criança, visualizamos um cenário repleto de brincadeiras e aprendizados. No entanto, algumas vivem uma realidade completamente diferente. Convivem diariamente com o trabalho infantil na roça, exposição ao sol e insetos da lavoura e principalmente com o perigo de estarem próximas a maquinários pesados. As crianças que moram no bairro rural Chaparral, localizado a 14 km do distrito de Rubião Júnior, são filhas de produtores rurais e estão vulneráveis a esse contexto.

Consciente dessa situação, a Associação de Mulheres Irmã Ceci, entidade sem fins lucrativos, desenvolve um trabalho sócio educacional com crianças da zona rural de Botucatu, sendo reconhecida com o título de utilidade pública municipal. A Creche Irmã Ceci atende em período integral, 20 crianças de 4 meses a 4 anos. Já o Projeto “Resgatando Vidas e Construindo Uma Nova História”, atende em média 60 crianças e adolescentes, em período de contra turno escolar. Ambos funcionam no bairro Chaparral.

Durante o dia, as crianças recebem aulas de reforço escolar e atividades físicas monitoradas por um Educador Físico. No Projeto, o contato com a natureza é diário, a criançada aprende a respeitar e a amar os animais e as plantas. Plantam, colhem e produzem os alimentos. A alimentação de qualidade é indispensável, são servidas de seis a oito refeições todos os dias. Todo alimento – além do produzido no local – é repassado pela Prefeitura Municipal de Botucatu e doações de terceiros.

Além do apoio às crianças, o Projeto tem ainda o compromisso de lutar pelos direitos de todas as famílias do bairro e que estão diretamente ligadas aos assistidos. Portanto, são realizadas mensalmente campanhas de arrecadação de alimentos que são distribuídos aos mais necessitados. A entidade conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Botucatu, do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e de doadores. O dinheiro público recebido é exclusivo para pagamento de folha salarial e aluguel da sede onde o trabalho é desenvolvido.

Quer colaborar?

Aparecida Bento de Paula – Presidente

liviyan@gmail.com

(14) 99830-5752

Felipe Pugliese – Coordenador do Projeto

felipe.pugliese@gmail.com

(11) 98800-3689

Facebook: Projeto Rural Irmã Ceci