FMB/Unesp e HCFMB recepcionam os novos médicos residentes

Ao todo, 183 profissionais darão início a especialização em suas respectivas carreiras.

Por Redação 03/03/2017 - 11:37 hs
Foto: Divulgação
Na manhã de quinta-feira, 2 de março, os novos médicos residentes da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foram recepcionados no Salão Nobre por dirigentes da Instituição e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). A partir de agora, os 183 profissionais darão início a especialização em suas respectivas carreiras médicas.

A coordenadora do curso de medicina da FMB, professora Jacqueline do Socorro Costa Teixeira Caramori, representando a diretoria da Instituição, deixou uma mensagem otimista de boas-vindas aos residentes. A docente disse que a Faculdade possui "um grupo muito acolhedor, um grupo que quer fazer diferente, trabalhar em equipe, gerar pessoas com caráter colaborativo".

O superintendente do HCFMB, professor André Luis Balbi, lembrou que os residentes passarão boa parte do tempo trabalhando no Hospital, segundo ele, uma unidade "de ponta, referência regional". O dirigente disse que os especialistas devem ser integrados no corpo clínico e, portanto, devem cumprir com seus direitos e obrigações. Para encerrar seu discurso, professor André recomendou que a relação médico-paciente seja boa, com conversas francas e transparentes entre os envolvidos. 

Após os discursos iniciais, a coordenadora do Conselho de Residência Médica, professora Paula Shmidt Azevedo Gaiolla, fez uma apresentação com orientações gerais aos médicos residentes e, posteriormente, outras palestras foram realizadas com a finalidade de promover a integração entre eles.

Residência Médica

É, no Brasil, sem dúvida, o programa mais bem-sucedido quanto ao aperfeiçoamento dos médicos recém-formados e a sua especialização. Entendida como pós-graduação "latu sensu" pelo Conselho Federal de Educação é reconhecida como tal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e encarada pela Faculdade de Medicina de Botucatu como uma base de suas principais responsabilidades.