Cantor George Michael morre aos 53 anos

Artista britânico morreu 'pacificamente em casa', disse seu representante. Ele é dono de hits como 'Careless whisper', 'Freedom 90' e 'Last Christmas'.

Por DaCidade 25/12/2016 - 22:20 hs

Cantor George Michael morre aos 53 anos
Imagem divulgação

O cantor britânico George Michael, que ficou famoso nos anos 1980 como integrante do duo Wham! e, mais tarde, manteve o sucesso na carreira solo, morreu aos 53 anos, informou um representante do artista citado pela imprensa internacional. A causa não foi divulgada.

"É com grande tristeza que podemos confirmar que o nosso astro, irmão e amigo George faleceu pacificamente em casa durante o Natal", disse o representante do músico, em um comunicado. "A família gostaria de pedir que a sua privacidade seja respeitada neste momento difícil e emocional."

De acordo com a polícia britânica, uma ambulância fez um atendimento médico em Goring, no condado de Oxfordshire às 13h42 de Londres (15h42 no horário de Brasília). Os agentes disseram que não há circunstâncias suspeitas relacionadas à morte do cantor.



Nascido Georgios Kyriacos Panayiotou em 1963, Michael criou o Wham! com o então colega de escola Andrew Ridgeley em 1982. O duo se separou em 1986, quando o artista iniciou uma bem-sucedida carreira solo. Dono de hits como "Careless whisper", "Freedom 90" e "Last Christmas", ele vendeu mais de 100 milhões de álbuns ao longo de uma carreira de quase quatro décadas.

Sua popularidade nos anos 1980 e 90 se traduziu em vários prêmios, entre eles três Brit, um MTV e oito indicações ao Grammy, ganhando duas vezes. O cantor é considerado o artista britânico mais reproduzido nas rádios até 2004.

 
Orientação sexual

Em abril de 1998, Michael foi preso por "ato obsceno" num banheiro de Los Angeles, enquanto estava acompanhado de um homem. Depois do episódio, ele acabou com anos de especulação sobre sua sexualidade e anunciou ser gay.

Antes disso, contudo, Michael teve namoros com mulheres. Uma delas foi a atriz Brooke Shields ("A lagoa azul"). Em sua autobiografia, ela dá detalhes do relacionamento, segundo o site Huffington Post. Brooke teria cogitado, inclusive, perder a virgindade com o cantor. "Minhas roupas estavam praticamente caindo de meu corpo", comentou ela em entrevista ao programa "The Talk", em julho do ano passado. Michael, no entanto, terminou o namoro, sob o argumento de que precisava se concentrar na própria carreira.

 

Repercussão

A morte do cantor repercutiu entre artistas brasileiros e internacionais na noite deste domingo. "Eu estou profundamente chocado. Perdi um amado amigo - o mais gentil, com mais generosa alma e brilhante artista. Meu coração vai com a família dele e todos os seus fãs", escreveu Elton John.