Organize as finanças e evite entrar em 2017 no vermelho

Docente do Senac Botucatu explica que planejar gastos e estabelecer objetivos ajudam a manter o orçamento equilibrado.

Por Redação 20/12/2016 - 17:27 hs
Foto: Divulgação
Organize as finanças e evite entrar em 2017 no vermelho
Foto Ilustrativa

O ano muda, mas algumas contas fixas continuam as mesmas. Assim que as festas acabam, o calendário aponta para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), compra do material escolar, enfim, uma série de compromissos que não há como fugir.

Segundo Renan Nicolau, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, uma das estratégias para não entrar o ano no vermelho é planejar antecipadamente as despesas.

“Para auxiliar nessa tarefa, temos diversas ferramentas disponíveis. Podemos anotar as dívidas que precisam ser pagas e os valores que receberemos em um caderno, planilhas eletrônicas e aplicativos gratuitos para celular, smartphone e tablet. No início é difícil, mas tudo é uma questão de hábito. O importante é começar esse controle”, recomenda.

Com relação às despesas fixas do início de cada ano, o docente orienta a diluir os valores ao longo dos meses. “O ideal é guardar uma parte da renda mensal. Não precisa ser, necessariamente, um valor pré-determinado. Pequenas quantias depositadas também são importantes e necessárias”.

De acordo com Tamires Serrano, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, outra dica para começar a poupar aos poucos é estabelecer objetivos. “Se você quer garantir uma certa estabilidade financeira em tempos de crise, fazer a viagem dos seus sonhos ou adquirir um bem ou serviço, esse é o momento de checar o valor e o tempo necessários para atingir a meta proposta” finaliza.

Portfólio de gestão e negócios do Senac Botucatu

Aos interessados em conhecer mais sobre a área de gestão e negócios, o Senac Botucatu oferece amplo portfólio de cursos. Informações sobre calendário, áreas de estudo e inscrições podem ser obtidas no Portal Senac (www.sp.senac.br/botucatu), na própria unidade ou pelo telefone (14) 3112-1150.